Acompanhamento atlético

A Nutrição Esportiva alinha a tecnologia esportiva e a ciência da nutrição para tornar atletas que praticam atividades físicas em qualquer tipo de intensidade — leve, moderada ou intensa, em verdadeiros heróis, com planos alimentares que oferecem o substrato ideal para a prática do exercício e desenvolvimento da massa muscular.

Estudiosos estimam que a alimentação seja responsável por 70% dos resultados positivos de desempenho de um atleta, que tornam “nutrição e esporte”, parceiros de sucesso.

A Nutrição Esportiva alinha a tecnologia esportiva e a ciência da nutrição para tornar atletas que praticam atividades físicas em qualquer tipo de intensidade — leve, moderada ou intensa, em verdadeiros heróis, com planos alimentares que oferecem o substrato ideal para a prática do exercício e desenvolvimento da massa muscular.

Estudiosos estimam que a alimentação seja responsável por 70% dos resultados positivos de desempenho de um atleta, que tornam “nutrição e esporte”, parceiros de sucesso.

A dieta

A dieta

A dieta adequada do atleta é aquela que fornece os nutrientes necessários para oferecer ao corpo as quantidades adequadas de todos os nutrientes essenciais (carboidratos, proteínas e lipídios ou gorduras), vitaminas, minerais e água, de modo a cobrir necessidades vitais e assegurar o funcionamento ideal.

Mas geralmente, os atletas têm uma maior necessidade de energia do que os não-atletas. E para um cardápio adequado, é preciso a ajuda de um especialista.

A importância do acompanhamento atlético

Fazer dieta sem acompanhamento nutricional representa grande risco à saúde. Cada modalidade esportiva tem uma necessidade alimentar e de gasto de energia diferentes.

Por isso, é analisado o perfil de cada atleta, onde ele quer chegar, a modalidade praticada, a composição e sua estrutura corporal para fazer o plano alimentar que mais se adeque a você.

Por exemplo, um atleta que necessite de estoques de energia maiores (um fundista) terá uma dieta diferente de um velocista, ou um fisiculturista que queira diminuir a gordura corporal.

Além disso, leva-se em consideração os gostos e hábitos do esportista. Afinal, de que adianta definir uma dieta que está longe do alcance? Muitas vezes, é importante fazer alguns esforços na introdução de novos hábitos, desde que respeite os gostos e limites da pessoa.

É essencial destacar que todos os nutrientes desempenham funções importantes. Sendo assim, a alimentação deve ser diversificada e bastante equilibrada, de forma que garanta uma ingestão adequada. No entanto, existem alguns nutrientes que devem ter um destaque por realizarem processos importantes principalmente para os atletas.

Mais saúde e melhor performance

O trabalho da Nutrição auxilia o atleta e o praticante de exercícios na criação de uma rotina mais saudável e eficiente. Em termos de resposta física o acompanhamento nutricional é capaz de melhorar a formação de energia, aumentando o rendimento e, principalmente, ajudando na recuperação muscular e dos estoques de energia para que o atleta possa cumprir as sessões de treino sem prejuízos de desempenho e de saúde.

Além de promover um ótimo funcionamento de sistemas de defesa, melhorando a imunidade; combatendo o estresse oxidativo (gerado naturalmente pela atividade) e da inflamação (o que reduz em muito os riscos de lesões musculares e articulares); melhorando a produção hormonal; e corrigindo desequilíbrios intestinais.

A importância do acompanhamento atlético

Fazer dieta sem acompanhamento nutricional representa grande risco à saúde. Cada modalidade esportiva tem uma necessidade alimentar e de gasto de energia diferentes.

Por isso, é analisado o perfil de cada atleta, onde ele quer chegar, a modalidade praticada, a composição e sua estrutura corporal para fazer o plano alimentar que mais se adeque a você.

Por exemplo, um atleta que necessite de estoques de energia maiores (um fundista) terá uma dieta diferente de um velocista, ou um fisiculturista que queira diminuir a gordura corporal.

Além disso, leva-se em consideração os gostos e hábitos do esportista. Afinal, de que adianta definir uma dieta que está longe do alcance? Muitas vezes, é importante fazer alguns esforços na introdução de novos hábitos, desde que respeite os gostos e limites da pessoa.

É essencial destacar que todos os nutrientes desempenham funções importantes. Sendo assim, a alimentação deve ser diversificada e bastante equilibrada, de forma que garanta uma ingestão adequada. No entanto, existem alguns nutrientes que devem ter um destaque por realizarem processos importantes principalmente para os atletas.


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Mais saúde e melhor performance

O trabalho da Nutrição auxilia o atleta e o praticante de exercícios na criação de uma rotina mais saudável e eficiente. Em termos de resposta física o acompanhamento nutricional é capaz de melhorar a formação de energia, aumentando o rendimento e, principalmente, ajudando na recuperação muscular e dos estoques de energia para que o atleta possa cumprir as sessões de treino sem prejuízos de desempenho e de saúde.

Além de promover um ótimo funcionamento de sistemas de defesa, melhorando a imunidade; combatendo o estresse oxidativo (gerado naturalmente pela atividade) e da inflamação (o que reduz em muito os riscos de lesões musculares e articulares); melhorando a produção hormonal; e corrigindo desequilíbrios intestinais.


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Resultados alcançados

A dieta adequada, em termos de quantidade e qualidade, antes, durante e depois do treino e da competição, fará com o que o resultado almejado pelo atleta seja atingido, com segurança.


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Resultados alcançados

A dieta adequada, em termos de quantidade e qualidade, antes, durante e depois do treino e da competição, fará com o que o resultado almejado pelo atleta seja atingido, com segurança.

FAQ

Quais os perigos envolvidos em praticar atividades físicas sem uma alimentação correta?

Praticar atividades físicas sem uma alimentação correta pode acarretar algumas conseqüências, como: Mal estar devido pressão baixa, ou, glicemia baixa (isso ocorre principalmente quando a atividade é praticada em jejum); Dificuldade em alcançar os objetivos traçados: perda de peso, ganho de massa muscular, etc; Baixo rendimento esportivo; Alterações gastrointestinais (como diarréia e vômitos); Desidratação.

É recomendado comer algo durante as atividades?

Comer durante a atividade não é recomendável. Durante a prática do exercício grande parte do sangue do corpo fica nos músculos que estão sendo utilizados. Ao comer, é necessário ter sangue disponível no estômago e intestino, do contrário (no momento do exercício, por exemplo) a digestão fica dificultada e causa a sensação de “peso no estômago”, podendo causar enjôos e vômitos, e atrapalhar a performance do atleta.

Por este motivo os géis de carboidrato e bebidas isotônicas são recomendados no momento da prática da atividade. Eles são formulados de forma a serem digeridos rapidamente, mesmo com o corpo em movimento.

Mesmo estando lesionado, tenho que fazer acompanhamento durante esse período?

Claro, é nesse período que devemos intensificar o cuidado com a saúde do praticante de atividade física para que ele se recupere o mais rápido possível, e tenha um menor impacto (que sempre tem) em sua performance ao retornar para sua atividade física.

Só atletas de competição que podem fazê-lo?

Não, todo praticante de atividade física, desde aquele que faz caminhada 30min por 3-5 dias da semana, como aquele que chega a ter 3-4 sessões de treinos por dia podem e devem fazer acompanhamento com Médico da área, respeitando a singularidade de cada um.

Qual a tolerância de atraso?

Tolerado máximo de 15 min de atraso, visto que atrasos maiores que este prejudica a qualidade de atendimento bem como a agenda da profissional.

O médico prescreve treino?

Não,  visto que isso é de responsabilidade do Educador Físico/Coach e cabe a ele tecer o melhor plano de treinamento para você.

Para informações de agenda, com quem posso entrar em contato?

Você pode entrar em contato pelos telefones que se encontram no site ou pelo e-mail na aba “CONTATO”.

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