O CrossFit é um método de treinamento com foco no condicionamento físico e saúde, realizado por meio de exercícios funcionais constantemente variados e em alta intensidade. E como vimos em outros textos aqui publicados, traz enormes benefícios, mas também algumas dúvidas. A maioria delas, acerca de possíveis lesões. Por isso são frequentes as perguntas: Como evitar lesões no CrossFit? Lesões nessa prática são comuns? Acompanhe e tire suas dúvidas.
CrossFit e o risco de lesão: O que é verdade?
Seu objetivo é melhorar 10 capacidades físicas do ser humano: resistência cardiovascular, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, equilíbrio, coordenação, agilidade e precisão.
E é devido a presença de movimentos complexos e normalmente em alta intensidade, que há grande preocupação sobre o risco de lesões no CrossFit, gerando dúvidas e discussões, não só entre os profissionais de Educação Física, mas também na mídia e entre a população em geral.
A questão é que é preciso analisarmos fora do âmbito da especulação ou mera observação, pois a lesão não é exclusividade do CrossFit. Podemos citar, por exemplo, o Pilates, a Musculação e o Futebol como modalidades em que praticantes também se machucam.
No entanto, a atenção dada ao CrossFit talvez seja maior, por se tratar de uma prática ainda nova que tem despertado muito interesse pelos resultados rápido que apresenta.
E, possivelmente, o índice de lesões associadas à modalidade pela população em geral, seja devido às altas cargas de treinamento a que os sujeitos se expõem. Muito provavelmente em função dos altos níveis de motivação observados em decorrência da prática em grupo.
Mas é preciso lembrar que toda lesão possui dois fatores de risco: o intrínseco e o extrínseco.
O primeiro caso está no corpo da pessoa: a força, a flexibilidade, a articulação mais resistente, mais elástica ou não. O segundo caso se refere à intensidade, ao tipo de exercício, ao tempo de recuperação do corpo entre uma pausa e outra, ao ambiente onde a modalidade é praticada, à temperatura etc. A lesão aparece da soma desses dois fatores. Ou seja, expor os fatores intrínsecos ao treinamento.
Por isso as principais lesões ocorridas no CrossFit estão relacionadas à sobrecarga, falta de estabilidade de tronco, falta da mobilidade e flexibilidade adequada e execuções erradas dos movimentos.
Mas tudo isso pode ser evitado, quando a modalidade é realizada da forma correta. Veja algumas dicas fundamentais para evitar que se machuque:
1 – Trabalhar de forma preventiva o fortalecimento das articulações;
Fazer alongamentos faz bem para as articulações e evita lesões. Uma opção excelente é a Liberação Miofascial, uma técnica especializada de alongamento, que libera as tensões e realinha o corpo.
Esse objetivo é alcançado pressionando-se com os dedos alguns pontos do corpo, para que haja maior liberdade entre o músculo e a fáscia – lâmina de tecido, extremamente resistente e elástica, que recobre todos os músculos do corpo, logo abaixo da pele, e permite o deslizamento perfeito dos músculos durante os exercícios.
A Liberação Miofascial quando realizada no pré-treino:
- Aumenta a mobilidade articular;
- Favorece execução dos movimentos;
- Diminui a sobrecarga e tensão músculo articular;
- Libera e ativa os músculos;
- Prepara a musculatura que vai ser trabalhada.
Quando realizada no pós-treino:
- Relaxa a musculatura;
- Ajuda na liberação do ácido lático;
- Ajuda a diminuir as tensões musculares;
- Ajuda na recuperação muscular e evitar dores tardias;
- Previne lesões;
- Proporciona bem-estar.
2 – Evoluir a intensidade do treino de forma gradual;
Não adianta querer começar a prática levantando altas cargas. O ideal é começar com cargas leves e aumentar os pesos e a intensidade dos treinos de forma gradual, à medida que o corpo se acostuma com as atividades.
3 – Respeitar o descanso necessário;
Todo corpo precisa de descanso. Treinar exaustivamente só contribui para o surgimento de lesões.
4 – Executar os movimentos adequadamente;
Ter a postura correta e fazer os movimentos adequadamente são pontos fundamentais para um treino bem sucedido, mas para isso…
5 – Sempre tenha acompanhamento profissional.
É imprescindível ter acompanhamento profissional. O Coach Esportivo, o Fisioterapeuta e os demais profissionais estão aí para te ajudar.
Conclusão
O CrossFit nada mais é que a junção de alguns esportes já muito praticados no mundo todo, e as lesões associadas a prática, não se diferem das existentes nessas outras modalidades esportivas. Contudo, vimos que é preciso seguir orientações, e ter o acompanhamento de um profissional.
Só assim será possível ter os melhores resultados com segurança e sem prejuízos.