Definição muscular

É muito comum pessoas com baixo peso e pouca massa muscular se sentirem insatisfeitas esteticamente e embora se esforcem para ganhar peso e musculatura, tenham dificuldades para obterem bons resultados.

Isso porque aumentar de peso ganhando massa muscular envolve uma avaliação médica criteriosa, uma dieta específica para tal e o uso de suplementação antioxidante e nutrientes metabólicos que otimizem este processo, sem trazer qualquer dano ou prejuízo para a saúde.

Na avaliação com o nutrólogo são importantes exames gerais e também hormonais. De modo a notar deficiências nutricionais que possam existir, hábitos alimentares errados ou nocivos, sedentarismo ou atividade física inadequada para o caso.

Tudo isto de acordo com o sexo, idade e características individuais, para só então estabelecer as mudanças mais adequadas a programar. Como exemplo, é diferente o tratamento para quem quer muscular e tem gorduras na composição corporal, de quem tem baixo peso, nenhuma gordura e pouca musculatura.

É muito comum pessoas com baixo peso e pouca massa muscular se sentirem insatisfeitas esteticamente e embora se esforcem para ganhar peso e musculatura, tenham dificuldades para obterem bons resultados.

Isso porque aumentar de peso ganhando massa muscular envolve uma avaliação médica criteriosa, uma dieta específica para tal e o uso de suplementação antioxidante e nutrientes metabólicos que otimizem este processo, sem trazer qualquer dano ou prejuízo para a saúde.

Na avaliação com o nutrólogo são importantes exames gerais e também hormonais. De modo a notar deficiências nutricionais que possam existir, hábitos alimentares errados ou nocivos, sedentarismo ou atividade física inadequada para o caso.

Tudo isto de acordo com o sexo, idade e características individuais, para só então estabelecer as mudanças mais adequadas a programar. Como exemplo, é diferente o tratamento para quem quer muscular e tem gorduras na composição corporal, de quem tem baixo peso, nenhuma gordura e pouca musculatura.

Mas, qual a diferença entre tonificação e definição muscular?

Mas, qual a diferença entre tonificação e definição muscular?

Em poucas palavras tonificar significa endurecer, ou dar adeus a flacidez. Consiste em tensionar as fibras musculares que são necessárias para a manutenção dos ossos e deslocamento do corpo. Geralmente os treinos para aumentar o tônus envolvem maiores repetições e cargas médias.

Definir é fazer com que os músculos “apareçam”. Para isso, é preciso diminuir o percentual de gordura. Um músculo definido é aquele que não possui gordura considerável entre ele e a pele, fazendo com que seja possível notar seu contorno. Por isso, o treino para definição muscular consiste em reduzir a quantidade de gordura local.

Se formos colocar em uma escala de dificuldade de objetivos, com certeza definir os músculos é o campeão no quesito frustração. Isso porque perder gordura ainda é um dos maiores desafios de quem pratica atividade física. Em grande parte por conta da alimentação desregrada, é claro.

Como conquistar a definição muscular

Os músculos aparecem definidos quando reduzimos o percentual de gordura corporal. Isto tem que acontecer porque a musculatura fica abaixo da camada de gordura e assim eles conseguirão ficar visíveis.

Mas para se conquistar a definição muscular de maneira saudável é necessário seguir algumas dicas muito importantes que serão prescritas por uma profissional apto à isso.

Principais orientações

A aparência dos músculos está relacionada a uma baixa camada de gordura abaixo da pele. Se você ganhar músculos sem perder gordura vai desenvolver uma aparência mais inchada.

Por isso, em um processo para deixar os músculos torneados, é muito importante realizar uma avaliação física. A partir daí, é possível elaborar um treinamento e uma dieta específica, de acordo com o percentual de gordura que se deseja atingir.

Como conquistar a definição muscular

Os músculos aparecem definidos quando reduzimos o percentual de gordura corporal. Isto tem que acontecer porque a musculatura fica abaixo da camada de gordura e assim eles conseguirão ficar visíveis.

Mas para se conquistar a definição muscular de maneira saudável é necessário seguir algumas dicas muito importantes que serão prescritas por uma profissional apto à isso.


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Principais orientações

A aparência dos músculos está relacionada a uma baixa camada de gordura abaixo da pele. Se você ganhar músculos sem perder gordura vai desenvolver uma aparência mais inchada.

Por isso, em um processo para deixar os músculos torneados, é muito importante realizar uma avaliação física. A partir daí, é possível elaborar um treinamento e uma dieta específica, de acordo com o percentual de gordura que se deseja atingir.


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Alimentação, a base da definição muscular

A famosa frase “você é o que você come” faz todo sentido quando se fala em definição muscular. A alimentação é importante tanto para o processo de hipertrofia quanto para a perda de gordura.

As proteínas, além de serem fundamentais para ajudar na definição, ajudam a acelerar o metabolismo, o que também favorece a perda de gordura. A necessidade de suplementos alimentares varia de acordo com a intensidade e o objetivo.

Abaixo, algumas dicas alimentares:

  • Evitar o consumo de alimentos à base de farinha refinada, açúcar e ricos em sódio, presentes nos industrializados e temperos prontos, é essencial. Pois eles são armazenados no organismo em forma de gordura e aumentam a retenção de líquidos, causando inchaço e prejudicando a definição muscular.
  • É importante ainda, estar atento aos excessos à noite, comer alimentos calóricos ou grandes quantidades, causam maior acúmulo de gordura, já que durante à noite o gasto calórico é menor.
  • Comer de 3 em 3 horas é importante, pois essa prática faz com que o indivíduo coma menos em cada refeição, evitando estômago pesado, dilatação e acúmulo de gordura principalmente abdominal, além de manter o metabolismo acelerado.
  • Evitar bebidas alcoólicas pois são calóricas e fermentam em sua grande maioria, além de tudo isso, o álcool retém líquidos no corpo, dando aspecto de inchaço se consumido com muita frequência, então, cautela ao consumir mais do que 1x/semana.

Entre outros.


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Alimentação, a base da definição muscular

A famosa frase “você é o que você come” faz todo sentido quando se fala em definição muscular. A alimentação é importante tanto para o processo de hipertrofia quanto para a perda de gordura.

As proteínas, além de serem fundamentais para ajudar na definição, ajudam a acelerar o metabolismo, o que também favorece a perda de gordura. A necessidade de suplementos alimentares varia de acordo com a intensidade e o objetivo.

Abaixo, algumas dicas alimentares:

  • Evitar o consumo de alimentos à base de farinha refinada, açúcar e ricos em sódio, presentes nos industrializados e temperos prontos, é essencial. Pois eles são armazenados no organismo em forma de gordura e aumentam a retenção de líquidos, causando inchaço e prejudicando a definição muscular.
  • É importante ainda, estar atento aos excessos à noite, comer alimentos calóricos ou grandes quantidades, causam maior acúmulo de gordura, já que durante à noite o gasto calórico é menor.

Entre outros.

  • Comer de 3 em 3 horas é importante, pois essa prática faz com que o indivíduo coma menos em cada refeição, evitando estômago pesado, dilatação e acúmulo de gordura principalmente abdominal, além de manter o metabolismo acelerado.
  • Evitar bebidas alcoólicas pois são calóricas e fermentam em sua grande maioria, além de tudo isso, o álcool retém líquidos no corpo, dando aspecto de inchaço se consumido com muita frequência, então, cautela ao consumir mais do que 1x/semana.

FAQ

Qual a diferença de Definição Muscular e Hipertrofia?

Hipertrofia: ganho de massa magra, crescimento muscular.

Definição: enxergar a musculatura através da pele. Esse fenômeno ocorre a partir do ponto em que seu percentual de gordura atinge cerca de 8-10% (abdômen definido).

Qual a diferença de um nutrólogo para um nutricionista?

O Nutrólogo é o profissional formado em Medicina com especialização em Nutrologia a qual estuda as patologias relacionadas a ingestão de macronutrientes, micronutrientes, funções e disfunções dos mesmos no organismo. Além de diagnosticar as deficiências e doenças, ele pode prescrever medicações para correção dos mesmos.

Já o Nutricionista é o profissional formado em Nutrição. É responsabilidade dele, e apenas dele, confeccionar planos dietéticos que respeite a individualidade de cada paciente. Os dois estão aptos a solicitar exames laboratoriais, porém diagnóstico Nutricional cabe ao Nutricionista e nosológico (Patológico) ao Nutrólogo.

Qual o tempo de consulta com a Dra. Nathália?

A duração da consulta é 1h e 30min.

Qual a tolerância de atraso?

Tolerado máximo de 15 min de atraso, visto que atrasos maiores que este prejudica a qualidade de atendimento bem como a agenda da profissional.

Preciso me consultar também com um Nutricionista?

Não, você poderá se consultar com a Dra.Nathália sem se consultar com o Nutricionista, porém não receberá o Plano Alimentar, visto que este é de responsabilidade deste profissional.

O médico prescreve treino?

Não, a Dra Nathália não prescreve treinamento, visto que isso é de responsabilidade do Educador Físico/Coach e cabe a ele tecer o melhor plano de treinamento para você.

A Bioimpedância faz parte da consulta?

Sim, a avaliação com Bioimpedância já está incluso na consulta.

Para informações de agenda, com quem posso entrar em contato?

Você pode entrar em contato pelos telefones que se encontram no site ou pelo e-mail na aba “CONTATO”.

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