Liberação Miofascial

Técnica de alongamento

A Liberação Miofascial é uma técnica especializada de alongamento, que libera as tensões e realinha o corpo. Esse objetivo é alcançado pressionando-se com os dedos alguns pontos do corpo, para que haja maior liberdade entre o músculo e a fáscia.

Técnica de alongamento

A Liberação Miofascial é uma técnica especializada de alongamento, que libera as tensões e realinha o corpo. Esse objetivo é alcançado pressionando-se com os dedos alguns pontos do corpo, para que haja maior liberdade entre o músculo e a fáscia.

Mas, o que é fáscia?

Mas, o que é fáscia?

A fáscia é uma lâmina de tecido, extremamente resistente e elástica, que recobre todos os músculos do corpo, logo abaixo da pele, e permite o deslizamento perfeito dos músculos durante os exercícios.

Quando a técnica é indicada?

Como percorre o corpo todo e está relacionada aos movimentos, a fáscia pode sofrer alterações devido a uma série de fatores, tais como: treinos muito intensos, prática esportiva não supervisionada, maus hábitos posturais, padrão de movimento incorreto.

Outras causas como estresse e desgastes emocionais também podem afetar a fáscia e causar dor.
O corpo reage a essas alterações formando nódulos, à partir daí, ocorre o aparecimento de lesões, prejudicando o rendimento físico e a qualidade de vida do indivíduo e a Liberação Miofascial trabalha para liberar essas restrições.

Como funciona?

A Liberação Miofascial consiste em um método de aplicação de pressão em alguns pontos do corpo, com o intuito de amassá-los, buscando uma maior liberdade entre o músculo e a fáscia.

Quando deve ser feita?

Na verdade, não existe um momento específico do dia Para que a liberação miofascial seja executada por quem quer que seja. Para alguns, fazê-la antes das atividades físicas potencializa a prática, na medida em que alinha a postura e prepara o músculo para receber determinada carga.

Outros indivíduos sentem melhor os resultados da técnica quando a executam após os treinos. Segundo eles, a melhora na circulação sanguínea e o relaxamento muscular que se sucedem às massagens acabam potencializando os efeitos dos exercícios.

Logo, esse tipo de manobra pode, sim, ser utilizada apenas por aqueles que, simplesmente, desejam obter um relaxamento diário e uma sensação de bem-estar em seu dia a dia, assim como por atletas profissionais ou quem quer que pratique alguma atividade física com regularidade.

Em ambos os casos, os resultados serão sentidos quase imediatamente, interferindo positivamente na rotina do indivíduo. No entanto, a massagem, especialmente para os que praticam exercícios físicos, costuma ser executada nos seguintes momentos:

Pré-treino:

  • Aumenta a mobilidade articular;
  • Favorece execução dos movimentos;
  • Diminui a sobrecarga e tensão músculo articular;
  • Libera e ativa os músculos;
  • Prepara a musculatura que vai ser trabalhada.

Pós treino:

  • Relaxa a musculatura;
  • Ajuda na liberação do ácido lático;
  • Ajuda a diminuir as tensões musculares;
  • Ajuda na recuperação muscular e evitar dores tardias;
  • Previne lesões;
  • Proporciona bem-estar.

Quando a técnica é indicada?

Como percorre o corpo todo e está relacionada aos movimentos, a fáscia pode sofrer alterações devido a uma série de fatores, tais como: treinos muito intensos, prática esportiva não supervisionada, maus hábitos posturais, padrão de movimento incorreto.

Outras causas como estresse e desgastes emocionais também podem afetar a fáscia e causar dor.
O corpo reage a essas alterações formando nódulos, à partir daí, ocorre o aparecimento de lesões, prejudicando o rendimento físico e a qualidade de vida do indivíduo e a Liberação Miofascial trabalha para liberar essas restrições.


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Como funciona?

A Liberação Miofascial consiste em um método de aplicação de pressão em alguns pontos do corpo, com o intuito de amassá-los, buscando uma maior liberdade entre o músculo e a fáscia.


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Quando deve ser feita?

Na verdade, não existe um momento específico do dia Para que a liberação miofascial seja executada por quem quer que seja. Para alguns, fazê-la antes das atividades físicas potencializa a prática, na medida em que alinha a postura e prepara o músculo para receber determinada carga.

Outros indivíduos sentem melhor os resultados da técnica quando a executam após os treinos. Segundo eles, a melhora na circulação sanguínea e o relaxamento muscular que se sucedem às massagens acabam potencializando os efeitos dos exercícios.

Logo, esse tipo de manobra pode, sim, ser utilizada apenas por aqueles que, simplesmente, desejam obter um relaxamento diário e uma sensação de bem-estar em seu dia a dia, assim como por atletas profissionais ou quem quer que pratique alguma atividade física com regularidade.

Em ambos os casos, os resultados serão sentidos quase imediatamente, interferindo positivamente na rotina do indivíduo. No entanto, a massagem, especialmente para os que praticam exercícios físicos, costuma ser executada nos seguintes momentos:

Pré-treino:

  • Aumenta a mobilidade articular;
  • Favorece execução dos movimentos;
  • Diminui a sobrecarga e tensão músculo articular;
  • Libera e ativa os músculos;
  • Prepara a musculatura que vai ser trabalhada.

Pós treino:

  • Relaxa a musculatura;
  • Ajuda na liberação do ácido lático;
  • Ajuda a diminuir as tensões musculares;
  • Ajuda na recuperação muscular e evitar dores tardias;
  • Previne lesões;
  • Proporciona bem-estar.

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Tipos de Liberação Miofascial

A Liberação Miofascial pode ser realizada com ou sem instrumentos:

  • Liberação miofascial manual envolve o uso de técnicas como fricção, deslizamento, compressão, alongamento, percussão e vibração;
  • Liberação miofascial com instrumentos pode ser feita com vários instrumentos, como rolo ou até mesmo bola de tênis. Porém, existem instrumentos de uso profissional que foram desenvolvidos para aliviar a sobrecarga sobre a mão do terapeuta e também para alcançar áreas em que a mão não consegue alcançar.

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Contraindicações

É contraindicado para pessoas com problemas circulatórios ou inchaço, pessoas com hipersensibilidade à dor ou condições de dor crônica, com lesões musculares ou ósseas, pessoas que fazem uso de medicamentos anticoagulantes, regiões do corpo recentemente férias ou com hematoma, e mulheres no primeiro trimestre de gravidez.


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Tipos de Liberação Miofascial

A Liberação Miofascial pode ser realizada com ou sem instrumentos:

  • Liberação miofascial manual envolve o uso de técnicas como fricção, deslizamento, compressão, alongamento, percussão e vibração;
  • Liberação miofascial com instrumentos pode ser feita com vários instrumentos, como rolo ou até mesmo bola de tênis. Porém, existem instrumentos de uso profissional que foram desenvolvidos para aliviar a sobrecarga sobre a mão do terapeuta e também para alcançar áreas em que a mão não consegue alcançar.

Contraindicações

É contraindicado para pessoas com problemas circulatórios ou inchaço, pessoas com hipersensibilidade à dor ou condições de dor crônica, com lesões musculares ou ósseas, pessoas que fazem uso de medicamentos anticoagulantes, regiões do corpo recentemente férias ou com hematoma, e mulheres no primeiro trimestre de gravidez.

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