DE QUANTO EM QUANTO TEMPO MINHA MENSTRUAÇÃO DEVE VIR?

A primeira menstruação, também chamada de menarca, ocorre por volta dos 10 a 15 anos, devido ao início da produção de hormônios pelos ovários. Depois dessa experiência é muito comum que a frequência do fluxo menstrual fique irregular nos primeiros dois anos, dificultando prever quando virá em cada mês. Mas, com o passar dos anos, é natural que o ciclo regularize e, assim, passe a ser possível calcular quando chegará a próxima menstruação.

 

É preciso entender que a menstruação é o primeiro dia do ciclo menstrual, portanto, ela chegará de acordo com a duração do ciclo de cada mulher. Quando ele é regular, pode-se dizer que dura de 21 a 35 dias, tendo como média 28 dias. Para saber quanto tempo dura o seu é necessário calcular do primeiro dia do fluxo até um dia anterior a menstruação do mês seguinte.

 

Como posso calcular o meu ciclo e descobrir o dia que ficarei menstruada?

 

Calcular quando será sua próxima menstruação é bem simples! Mas é importante lembrar que este método é confiável para mulheres que possuem o ciclo menstrual regular, ou seja, com sangramentos quase sempre na mesma data, sem atrasos ou antecipações. De acordo com a ginecologista Andréia Gozzi, deve-se contar quantos dias corridos entre o primeiro dia da menstruação de cada ciclo, por pelo menos 6 meses, para saber se o ciclo é regular, e assim se preparar cada mês para saber o dia em que irá menstruar.

 

Como posso saber o dia que minha menstruação irá descer?

 

Para a médica, a resposta para essa pergunta vai depender se a mulher faz uso de anticoncepcional ou não. “Quando se faz uso de anticoncepcional é normal a menstruação vir 3 a 5 dias após a pausa da pílula. Já para as mulheres que não fazem uso de hormônios, depende do ciclo menstrual, que o normal é de 21 a 35 dias, com média de 28 dias”, diz a especialista.

 

Quer uma dica? Comece a observar sua menstruação, anote essas informações em sua agenda e calcule nos próximos meses. Se preferir, hoje em dia também existem aplicativos de celular que ajudam a controlar o ciclo menstrual a partir dos registros que você colocar.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Dra. Andréia Gozzi, ginecologista do Instituto Lerner
CRM: 15379

Publicado no Blog Só Delas

Veja o post original