O QUE É UM CICLO MENSTRUAL CURTO?
ISSO É CONSIDERADO UM PROBLEMA DE SAÚDE?

VEJA AS RESPOSTAS

Algumas mulheres menstruam a cada 28 dias, outras com menos de 21 dias de intervalo. Quantos dias tem um ciclo menstrual, afinal? A verdade é que não há uma duração exata para ele. Cada mulher tem um período cíclico diferente e nunca é igual ao de outra amiga próxima, mas, podemos levar em conta uma média de 21 a 35 dias dentro de um período considerado normal pelos ginecologistas. Porém, há também quem fique menstruada antes de completar 21 dias de ciclo. Nesse caso, acontece o que podemos chamar de ciclo menstrual curto. Entenda!

 

O que é considerado um ciclo curto?

 

Segundo a ginecologista Andréia Gozzi, os ciclos menstruais considerados normais podem variar de 21 a 35 dias, com duração média de 28 dias. Portanto, todo ciclo com menos de 21 dias é considerado curto, o que não necessariamente representa algum problema de saúde. “Se a mulher sempre teve um ciclo curto, provavelmente não há nada de anormal. Agora, se uma mulher sempre teve ciclos normais que começam a encurtar, pode ser devido a perimenopausa ou patologias uterinas, que podem causar sangramento no meio do ciclo e confundir com a menstruação”, explica a médica.

 

Como calcular a data da próxima menstruação em um ciclo curto?

 

Existe uma diferença entre ciclo curto e ciclo irregular, ou seja, nem todo ciclo irregular é curto e vice e versa. Um ciclo regular tem como característica a menstruação em períodos bem definidos, quase sempre exatos, e um fluxo menstrual que dura aproximadamente 6 dias. Dessa forma, se o seu ciclo for curto e regular, você consegue calcular a data da próxima menstruação contando o número de dias a partir do primeiro dia da última menstruação.

 

Se ele for irregular, o cálculo fica um pouco mais difícil, já que os períodos não são padronizados. Por isso, a recomendação é encontrar uma média de dias observando pelo menos três meses seguidos e contando o início do ciclo a partir do primeiro dia da menstruação.

 

Como calcular o período fértil para quem tem ciclo curto?

 

O ciclo menstrual é dividido em duas fases: proliferativa (ou folicular) e secretora (ou lútea). O número de dias da primeira fase do ciclo pode variar, porém, a segunda fase tem normalmente 14 dias, a partir do dia do pico ovulatório. Portanto, consideramos o período fértil 3 dias antes e 3 dias depois deste pico. “Se o seu ciclo tem 20 dias, o seu pico ovulatório ocorre normalmente no 6° dia após o primeiro dia da menstruação”, explica a médica.

Dra. Andréia Gozzi, ginecologista do Instituto Lerner
CRM: 153790

Publicado no Blog Só Delas

Veja o post original