PÍLULA ANTICONCEPCIONAL AJUDA A REGULAR CICLOS MENSTRUAIS DESREGULADOS?

A pílula anticoncepcional é um dos métodos mais populares. Além de prevenir a gravidez indesejada, o composto é capaz de ajudar no tratamento de algumas doenças, como quadro de Ovário Policístico. Outro uso é para equilibrar os hormônios em algumas pacientes. Mas, a pílula pode ajudar a regular os ciclos desregulados? A ginecologista Dra. Andréia Gozzi tirou essa dúvida e explicou o que acontece nesses casos.

 

Como posso saber se meu ciclo menstrual é irregular?

 

De acordo com a definição da médica, o ciclo irregular é caracterizado por não ter o mesmo número de dias entre uma menstruação e a outra, com uma diferença maior do que três dias. “Muitas pessoas acham que a menstruação deve vir sempre no mesmo dia do mês, mas isto só acontece para aquelas mulheres que menstruam a cada 30 dias certinho”, esclarece ela.

 

Por exemplo, há garotas com ciclos que menstruam a cada 25 dias. Dessa maneira, elas não irão menstruar no mesmo dia do mês seguinte. Vale destacar que esses casos são normais e não indicam algum problema com sua saúde íntima.

 

É verdade que a pílula anticoncepcional ajuda a regular ciclos desregulados?

 

Existem diversos motivos para começar a usar a pílula anticoncepcional. Lembre-se de que essa indicação deve ser feita pelo seu ginecologista, após uma avaliação do seu quadro e necessidades. Por exemplo, o composto pode ajudar as pacientes com ciclos menstruais desregulados. “Para aquelas mulheres que têm o ciclo muito irregular e se incomodam com isso, os métodos contraceptivos hormonais são uma boa opção”, explica Dra. Andréia.

 

Nesses casos, assim como a especialista destaca, o uso da pílula anticoncepcional resulta em um maior controle sobre a menstruação, deixando que a mulher se programe para aqueles dias do mês. “Usamos a pílula anticoncepcional para aquelas mulheres com ciclo irregular e que apresentam também cólicas e sangramento aumentado”, completa ela. Agora, para quem parou de tomar o anticoncepcional e está preocupada com a irregularidade, o indicado é esperar de três a seis meses para o ciclo regularizar.

 

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Dra. Andréia Gozzi, ginecologista do Instituto Lerner
CRM: 153790

Publicado no Blog Só Delas

Veja o post original