QUANTO TEMPO A MULHER DEMORA A MENSTRUAR DEPOIS DE SUSPENDER O ANTICONCEPCIONAL?

A pílula anticoncepcional é um método eficaz na prevenção da gravidez e costuma acompanhar mulheres sexualmente ativas por muitos anos. Depois de um longo período, algumas escolhem interromper o uso da pílula, seja por vontade de engravidar, por alguma indisposição ao uso de hormônios ou simplesmente por não querer mais fazer uso. Ao tomar essa decisão, muitas ficam preocupadas com o tempo que a menstruação vai demorar a descer novamente. Tiramos essa dúvida com uma ginecologista!

Quanto tempo demora para a menstruação voltar ao normal?

 

Muitas mulheres pensam em parar de tomar pílula e ficam em dúvida de quando vão voltar a menstruar depois de suspender o medicamento. Para a ginecologista Andréia Gozzi, isto é muito individual. Há mulheres que já menstruam no primeiro mês após a suspensão, mas a menstruação pode demorar até 6 meses para regularizar. “Durante o uso da pílula, a ovulação está bloqueada, então é perfeitamente normal que leve um tempo para a mulher voltar a ovular e, consequentemente, menstruar”, afirma.

 

Preciso consultar um ginecologista antes de suspender a pílula?

 

Segundo a médica, nunca deve-se parar ou trocar o anticoncepcional por conta própria. O ideal é marcar uma consulta ginecológica para se ter todas as orientações de como parar a pílula, quais os efeitos esperados e como proceder caso a menstruação fique desregulada. Assim, as mudanças serão mais seguras para o seu corpo. Além disso, o ginecologista também pode te apresentar outros métodos contraceptivos, como o DIU (Dispositivo Intrauterino), a injeção anticoncepcional, anel vaginal, diafragma, adesivo anticoncepcional, entre outros. Converse com seu médico!

 

Anticoncepcional pode provocar infertilidade?

 

Este é um medo muito comum entre as mulheres, no entanto, é apenas um mito. O anticoncepcional atua bloqueando a ovulação e tornando o endométrio um ambiente hostil para receber uma gravidez somente durante seu uso. Ao suspender a medicação, o seu ciclo menstrual pode demorar alguns meses para ficar regular novamente, mas a fertilidade voltará ao normal assim que isso for regularizado. Se isso não acontecer, procure seu ginecologista para investigar o que está acontecendo.

 

Este artigo tem a contribuição do especialista:

Dra. Andréia Gozzi, ginecologista do Instituto Lerner
CRM: 153790

Publicado no Blog Só Delas

Veja o post original