SE EXERCITAR APENAS PARA O VERÃO NÃO É TÃO ERRADO QUANTO PARECE

Antes do início do verão, muitas academias passam a receber novos alunos que procuram se preparar fisicamente para a estação mais quente do ano. Muitos criticam esses praticantes por apenas se exercitarem no fim do ano, mas isso não é tão errado por motivos bem importantes.

Cuidar da saúde apenas em um curto período do ano realmente não é a melhor coisa a se fazer. O ideal é manter uma adequada rotina de exercícios durante todos os meses. Contudo, isso não é possível pra todas as pessoas, seja por motivação ou falta de tempo.

Nestes casos, se preparar para o verão é algo saudável e que deve ser estimulado.

 

Se exercitar apenas para o verão reduz risco de lesões

Nesta estação, a prática esportiva aumenta, principalmente de forma recreativa. Isso representa um risco maior de lesões, ainda mais se levarmos em consideração que, além das modalidades comuns, nessa época praticamos algumas incomuns e até radicais, como o surfe, o wakeboard, o sandboard, o ciclismo em montanhas e o esqui.

Dessa forma, dois grandes fatores causadores de lesões esportivas se encontram nesse período, que é a falta de condicionamento físico e a falta de habilidade específica para a atividade. Estudos mostram que o treino específico para o esporte, o uso de medidas preventivas – como equipamento de proteção – além do entendimento do mecanismo anatômico e o adequado condicionamento para a atividade são os fatores mais importantes para evitar tais lesões debilitantes.

As regiões mais acometidas nessas práticas são o punho e o joelho. Uma fratura ou lesão ligamentar nessas regiões podem transformar uma simples brincadeira em um longo período parado. Assim, é importante entender e se precaver dessas adversidades.

Cuidados

O verão vem repleto de coisas agradáveis, como as festas de fim de ano e os passeios de férias. E nada melhor do que evitar qualquer problema nesse momento.

Deve-se ter muito cuidado com a pele e a hidratação do corpo, evitar mergulhar em locais desconhecidos e ter cautela ao praticar uma nova atividade. Enfim, caso tenha decidido se exercitar apenas no fim do ano, saiba ainda assim que fez uma boa escolha: estar bem condicionado para essa época não é apenas uma questão de estética, é também uma excelente ferramenta na prevenção de lesões.

 

Dra. João Paulo Cortez, Ortopedista do Instituto Lerner
CRM: 165876

Publicado no Blog AtivoSaúde

Veja o post original